As Alcáçovas

Começaremos por um pequeno relato do povoamento original da Ibéria.

Até aí enquadramos, num brevíssimo apontamento, os prováveis povoamentos no local ou arredores da atual Vila das Alcáçovas. A península que hoje chamamos Ibérica estava a iniciar o seu povoamento humano há cerca de 40.000 anos, através da ligação com o Norte de África e gradualmente através das ligações África – Próximo Oriente – Continente Europeu, em redor da bacia mediterrânica e até ao limite máximo das glaciações do Quaternário.

Uma parte do continente Euro-Asiático que acolheu os primeiros “homens” saídos de África fechando um arco civilizacional em redor do Mediterrâneo.

A partir do médio oriente a espécie humana espalhou-se também para Este e Nordeste, evoluindo e espalhando-se gradualmente por toda a Terra.

A Península foi habitada por homens primitivos desde o Homo Erectus até ao Homo Sapiens Sapiens.

Durante a evolução do Homo surgiu o Homo de Neandertal que viveu na Europa (e também numa variante similar na China).

Extinguiu-se na Península Ibérica, após uma longa convivência e miscigenação com o Homo Sapiens.

Este mini esboço não é mais do que uma muito, muito, simples ideia do povoamento da Península por onde passaram e viveram diversos povos, com variadas línguas e diversas culturas que nos deixaram uma herança de muitos milhares de anos.

Por aqui viveram e passaram Tartessos, Celtas (Cónios, Lusitanos), Bascos ou Vascones, Fenícios, Hebreus, Gregos, Cartagineses, Romanos, Ostrogodos e Visigodos, Suevos, Árabes (Mouros e Berberes), Francos e outros.

A Vila das Alcáçovas e os seus arredores terão sido povoados por muitos destes povos. Achados arqueológicos recolhidos nestas terras estão expostos no Museu Arqueológico Nacinal, em Lisboa, sendo uma das provas do povoamento nesta região.

Daí por diante a história vem registando uma longa epopeia dos habitantes desta terra das Alcáçovas.  Estes e outros muitos dados sobre esta terra comprova que aqui viveram e trabalharam estes e outros povos, forjando uma longa e muito interessante história feita na sua pátria e pelos quatro cantos do mundo.

alcacovas

1 –

2 –

3 –

4 – Igreja Matriz

5 – Igreja da Misericórdia

6 –

7 –

8 –

9 –

10 –

11 – Ermida de S. Pedro das Sequeiras

12 –

13 –

14 –